AtualidadeCénicasCultura

TIO – Teatro Independente de Oeiras

Tu Não Pariste O Meu Destino – Notas Biográficas

A autora de Tu não pariste o meu destino

Glória Rabelo

Nasceu numa fazenda do interior de Minas Gerais. O primeiro contacto com a arte, foi aos dez anos, ao ver as revistas de fotonovela das suas tias. Aos vinte anos, escreveu o primeiro texto, HISTÓRIAS QUE EU NÃO INVENTEI. Aos vinte e seis anos passou no concurso do Banco Central e foi morar para Brasília. Aos cinquenta anos, já aposentada e a morar em São Paulo, iniciou a sua carreira artística. Participou em duas novelas, ambas do SBT. Colocou em cartaz o seu primeiro texto HISTÓRIAS QUE EU NÃO INVENTEI. Este espetáculo percorreu 23 cidades de 9 estados brasileiros. Além de se apresentar nos Festivais do México e Chile. De lá pra cá, outros textos foram escritos: “ENTRE! A porta está aberta” encenado em São Paulo e “Tranquei a porta e joguei a chave fora”.

Texto inédito: VOCÊ NÃO PARIU O MEU DESTINO

Carlos d´Almeida Ribeiro

Actor, encenador, cenógrafo produtor executivo

Actor desde 1984 com formação artística promovida pela Fundação Gulbenkian e licenciado em Gestão Hoteleira. Frequentou vários cursos e workshops dos quais destaca o trabalho desenvolvido com o Mestre Adolfo Gutkin. Em 1989 funda o TIO – Teatro Independente de Oeiras, do qual se torna director, encenador e actor residente. Ao longo da sua carreira de 36 anos assinou espectáculos de reconhecido prestígio e êxito por parte da crítica e público dirigindo 73 produções. Conjuntamente com as encenações faz questão de assinar igualmente as cenografias dos espectáculos produzidos pelo TIO, do qual é também produtor executivo.

Em 1999 recebe o prémio de melhor actor do festival de teatro SMUP.

No ano de 2001 em representação da Companhia recebe a distinção de mérito Grau Prata da Câmara Municipal de Oeiras.

A Junta de Freguesia de Oeiras distingue Carlos d’ Almeida Ribeiro como personalidade de relevo, prémio atribuído em 2006.

Em 2008 é agraciado, pela autarquia de Oeiras, com a medalha de mérito Grau Ouro.

A 1 de Dezembro de 2012 é recebido, no Vaticano, em audiência privada pelo Papa Bento XVI em representação dos actores portugueses.

Dirigiu e contracenou, entre outros, com Daniela Ruah, Liliana Santos, Igor Sampaio, Rita Ribeiro, Maria Helena Matos Santana, Rita Frazão, Lourenço Henriques e Camilo de Oliveira.

Ao longo da sua carreira contam-se inúmeras participações em cinema, novelas, séries e anúncios destacando-se o co-protagonismo na série Camilo o Presidente da SIC e o filme Um Passo, Outro Passo e Depois de Manuel Mozos.

Tem vários espectáculos encomendados para assinalar efemérides, dos quais se destacam, Festival Internacional de Vídeo de Oeiras; 250 anos de Oeiras; Aniversário dos 80 anos dos SIMAS de Oeiras e Amadora e Aniversário dos 20 anos da cadeia de hotéis Real.

Desde sempre ligado ao exercício de dar aulas de teatro, em contexto escolar, leccionando, igualmente, cursos de teatro para empresas, particulares e para artistas.

Em janeiro e fevereiro de 2022, fazendo parte do elenco, gravou em S. Paulo, Brasil, para a HBO a série original, “Área de Serviço.

Actriz de Tu não pariste o meu destino

É uma atriz com carreira no teatro, na televisão e no cinema. Fez no teatro entre outras peças: “Casa de Bonecas” versão de Daniel Veronese; ” Antiga” direção Charles Azevedo; “Espia Uma Mulher Que Se Mata” direção Daniel Veronese e Marcelo Subiotto. “Capitães de Areia” direção de Roberto Bomtempo, “Filosofia de Um Par de Botas”, direção de Maria Clara Machado. No cinema, destacam-se os longas Um Inesquecível Verão , direção de Cris D’Amato, “Polaroides Urbanos” de Miguel Falabella; “Meu Nome não é Jonnhy” de Mauro Lima; “Os Seios de Deus” de Alberto Salvá; “Como Esquecer” de Malu Martino e “Depois daquele baile” de Roberto Bomtempo. Na televisão, esteve entre outros projetos nas novelas “Bicho do Mato”, “Luz do Sol” e “Caminhos do Coração” na TV Record e “Malhação”, ” Totalmente demais”, “O sétimo Guardião” e ” A dona do Pedaço” na TV Globo. Participou ainda das séries “Toque de Dalila”, “Amor Veríssimo” no canal GNT, “Por Isso eu sou Vingativa” no canal Multishow e “Gaby Estrela” no canal Gloob.

Carolina Stofella

Actriz de Tu não pariste o meu destino

Actriz e Bailarina. Catarinense, de Florianópolis. O seu primeiro contacto com a arte foi através do ballet clássico aos dez anos. Sempre conectada com a arte e com o sonho de poder estar em palco, mudou-se para o Rio de Janeiro e lá formou-se na CAL, uma das escolas de teatro mais importantes do Brasil. Estreou-se nos palcos no espetáculo “O Livro de Júlia” num Festival Internacional de Córdoba, na Argentina. Nos anos seguintes fez parte de espetáculos de grande relevância para o teatro brasileiro. Integrou o elenco do espetáculo “Viagem ao Centro da Terra”, vencedor do Prémio SHELL Especial de Montagem. Pisou o palco ao lado de Joana Fomm no espetáculo “A Antessala” com encenação de Ernesto Piccolo; ao lado de Leandro Hassum fez “Endependência”, espetáculo que venceu o Prémio Coca –Cola, com encenação de João Brandão. “Alices”, espetáculo de Jarbas Capusso Filho, com enderação de Leo Gama. “Enquanto as Crianças Dormem” e “Eles não Usam Black-Tie”, espetáculos vencedores do Prémio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2021, estreou o seu primeiro monólogo: “LOUCAS”, com texto da uruguaia Sandra Massera e encenação de Dan Rosseto. Com este trabalho recebeu a nomeação de Actriz Destaque de 2021.

Actualmente está, na Netflix, na série “Temporada de Verão” e no LOOKE com a série “Desconstruída”. No cinema, é protagonista de “A Senhora do Andador”, filme selecionado em vários festivais pelo mundo; também integra o elenco de “Histórias Íntimas”, filme vencedor no LABFF (Los Angeles Brazilian Film Festival). Este ano lançou o programa “Pilulas de Bastidores”, disponível nas suas redes sociais.

PURA COMÉDIA- Companhia Profissional de Teatro de Oeiras – R D. Francisco de Almeida, 8 – 1400-118 Lisboa | Tel: 21 440 68 78

Quantas estrelas esse artigo merece?

Classificação média 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a classificar esse artigo

Como você achou este artigo útil ...

Partilhe-o nas redes sociais

Lamentamos que este artigo não lhe tenha sido útil

Ajude-nos a melhora-lo!

Diga-nos como podemos fazê-lo.

Quer receber as nossas notícias em primeira mão?

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Renato Batisteli Pinto

Licenciado em marketing pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo Brasil, auto didata em marketing digital. Humanista e amantes das artes. Sólida experiencia em marketing aplicado aos negócios locais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.