SeniorSociedade

Ninguém conseguiu ficar indiferente Semana histórica

Até aqueles que não apreciam o desporto, mais especificamente o futebol, ficaram com “pele de galinha”, ou uma “lágrima no canto do olho”, no passado dia 10 de julho, aquando da final épica entre o nosso país e a França.

Foi, de facto, ouro (que representa o escudo da nossa bandeira) sobre o azul (cor predominante da França). Este provérbio português, assentou que nem uma luva.

Para um país tão pequeno como Portugal, num período de dificuldades socias e económicas, já era uma proeza vencer o Europeu, mas vencer a uma potência como a França, e em Paris, este feito tornou-se ainda maior, atravessando 3 gerações de emigrantes portugueses, que labutam arduamente em França, muitas vezes descriminados, à procura de melhores condições de vida.

Foi com imenso prazer, que se viveu os extraordinários momentos de afetos e de força, que as nossas comunidades demonstraram, com o orgulho de ser português. Não há dúvida que essa vitória foi um belo tónico para aumentar a nossa autoestima.

Existiu sempre o tabu que não deveríamos meter o nome Deus no futebol. Finalmente foi quebrado esse tabu, pelo nosso selecionador Fernando Santos. Segundo ele, através da sua constante e persistente reza, conseguiu que naquela semana Deus fosse português. Senão vejamos: Campeões Europeus de Futebol; 3 medalhas nos Mundiais de Atletismo; Campeão Europeu de Hóquei em Patins, em que o nosso capitão João Rodrigues, saiu das escolas de hóquei de Paço de Arcos, o que aumenta o orgulho dos seus habitantes da qual me incluo.

Não deixa de ser um feito fantástico, que de facto também podemos e devemos agradecer à graça divina. Espero sinceramente que Deus, de vez em quando, possa ser português noutras áreas das nossas vidas, para complementar a nossa alegria. Já quase tudo foi dito sobre a nossa Vitória. Gostaria no entanto de acrescentar que não éramos só 11 milhões a apoiar a nossa equipa, conforme dizia o “slogan”. Éramos por volta de 252 milhões a saber:

Brasil (200 milhões); Angola (21 milhões); Moçambique (25 milhões); Cabo Verde (500 mil); Guiné (1 milhão e 900); Timor-Leste (1 milhão 2000); Macau (566 mil) ; Goa (1milhão817); Estados Unidos (1milhão e200) e Canadá (550mil)

Bem sabemos, que nem todos apoiaram ferverosamente a equipa lusa, mas temos a consciência que o nome de Portugal tocou a todos. Por tudo isso.. “Viva Portugal!”

Quer receber as nossas notícias em primeira mão?

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Publicidade
anuncio magnésio supremo recordati

Renato Batisteli Pinto

Licenciado em marketing pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo Brasil, autodidata em marketing digital. Humanista e amante das artes. Experiência em marketing digital aplicado aos negócios locais.