ArtesCénicasCultura

O TIO apresenta o Curso Intensivo de Teatro Musical

CURSO INTENSIVO TEATRO MUSICAL (SETEMBRO/OUTUBRO 23)
Este Curso Intensivo de 32 horas de formação destina-se a todos aqueles que se interessam pelo Teatro Musical, nas suas 3 principais valências: canto, dança e interpretação. Será desenvolvido trabalho específico nas 3 áreas mencionadas e ainda na área de Acting Through Song. Focado no processo de aprendizagem e desenvolvimento, este curso terá ainda uma apresentação final de cerca de 30 minutos, com números trabalhados e elaborados no decorrer do curso. A. apresentação será aberta a amigos e familiares dos participantes. Os formadores, todos eles envolvidos na indústria do Teatro Musical em Portugal, conduzirão os participantes a uma experiência desafiante e enriquecedora.

Faixa Etária: a partir dos 14 anos

Calendarização:
4 Sábados (16, 23, 30 de Setembro, 7 de Outubro) + 1 Apresentação (8 de
Outubro às 12h30)

Disciplinas:
Dança (2h) – JP Costa
Canto (2h) – João Pedro Santos
Acting Through Song (2h) – João Pedro Santos
Interpretação (2h) – João Maria Reis

Horário: 9h às 13h e 14h às 18h

Planeamento:
MANHÃ:
9H00 – 10H55: Dança (JP Costa)
Intervalo (10 min)
11H05 – 13H00: Canto (João Pedro Santos)
PAUSA PARA ALMOÇO (13H – 14H)
TARDE:
14H00 – 15H55: Acting Through Song (João Pedro Santos)
Intervalo (10 min)
16H05 – 18H00: Interpretação (João Maria Reis)

Valor por pessoa: 160€ (Não inclui refeições)

Inscrições / Informações: producao@teatrodeoeiras.com

Formulário de Inscrição:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSddzAx52RABnGqpHbCBluoJPsj2fouEdBE-S_FhFjXD-r3NQA/viewform?usp=share_link

Formadores:
JP COSTA
JP iniciou o seu percurso artístico em 2010, ao ingressar no curso de Teatro Musical da EDSAE.
Estreou-se profissionalmente em 2013 em Portugal, onde fez parte do elenco dos musicais ‘Wojtyla’, ‘Zorro’, ‘Branca de Neve no Gelo’, ‘Godspell’, ‘Rapazes Nus a Cantar’ e ‘Pippi das Meias Altas’, trabalhando assim com nomes como Henrique Feist e Nuno Feist, Matilde Trocado, Rui Melo, Artur e João Guimarães, Paula Careto, Joana Quelhas e Paulo Jesus.
Em 2016, decide licenciar-se em Teatro Musical, ingressando no Institute of the Arts Barcelona (IAB), terminando o curso com Class I, e onde ganha o prémio “Student of the Year” em 2018.
Regressa a Portugal em 2019, onde se dedica a coreografar e ensinar Jazz e Teatro Musical em diversas escolas em Lisboa e workshops pelo país. Ingressa, ao mesmo tempo, no Ensemble do musical ‘Chicago’ até 2021, onde trabalha com Diogo Infante, Rita Spider e Artur Guimarães.
Em 2022, faz parte do elenco do musical “Ordinary Days”, com encenação de João Guimarães e Direção Musical de Manuel Oliveira. No mesmo ano, ingressa o elenco do musical infantil “Corcunda de Notre Dame”, no papel principal do mesmo, sob direção de Ricardo Castro e Bruna Andrade, coreografando ele mesmo todo o musical.
Em 2023, é desafiado pela Artfeist com a personagem do Grilo Falante, no musical “Pinóquio” e é posteriormente convidado por Diogo Infante para integrar o elenco do musical “Sonho de uma Noite de Verão”, onde também irá coordenar toda a parte de movimento do espetáculo.

JOÃO PEDRO SANTOS
João Pedro Santos inicia a sua formação em teatro em 2004 na Escola Arte Máxima, da Actor Studio e estreia-se profissionalmente em 2009 no espetáculo RULOTE com direção de Nuno Nunes através do FIAR – Festival Internacional de Artes de Rua.
Frequentou os cursos de Teatro Musical da EDSAE e da Primeiro Acto tendo de seguida embarcado para Londres onde protagonizou o musical RENT pela Pindar Theatre Productions.
Em 2010 fundou ainda um grupo de teatro musical amador que se manteve activo durante seis anos e de onde destaca as traduções, adaptações e encenações de musicais como “Grease”, “Fantasma da Ópera” e “Do Cabaret para o Convento”.
Integra no mesmo ano a companhia profissional de actores do Teatro Bocage, em Lisboa, ao mesmo tempo que frequenta o Curso de Canto da Escola de Música do Conservatório Nacional na classe do professor António Wagner Diniz.
Mais tarde frequenta ainda o Curso de Formação de Actores da ACT-School, em Lisboa.
Da sua experiência profissional destaca ainda a opereta “Severa”, no Teatro Ibérico e com direção do Maestro Armando Vidal, a participação enquanto solista de concertos com a Banda da Sociedade Musical Odivelense e com a Banda da PSP, e ainda a escrita e encenação de musicais como “Guarda dos Sonhos”, “No Sótão da Minha Avó” e “A Casinha de Chocolate” para a produtora GrowUp-Eventos.
Fez a direção vocal do espetáculo “Os Miaus” no Teatro Independente de Oeiras e é maestro do coro da Sociedade Musical Odivelense.
Lecciona teatro, canto e canto coral desde 2016 em várias escolas da área da Grande Lisboa, contando ainda com uma vasta experiência em workshops para empresas, escolas e outras instituições.

JOÃO MARIA REIS
João Maria Reis é actor, músico, cantor, dobrador, encenador e professor. Iniciou os seus estudos em teatro em 2018 na Escola Superior de Teatro e Cinema onde completou a licenciatura em Teatro – Ramo de Actores.
Após o término da licenciatura, iniciou o seu percurso enquanto professor, leccionando aulas de expressão dramática em diferentes escolas.
Mais tarde, foi convidado para ser o coordenador do curso de teatro na Sociedade Euterpe Alhandrense onde também leccionava aulas de interpretação.
Na representação, já fez parte do elenco de diversos projectos teatrais e fez também participações em novelas e séries portuguesas.
Um dos seus mais recentes projectos é o musical “Os Miaus” com encenação de Carlos d’Almeida Ribeiro, um espectáculo que esteve em cena no Teatro Independente de Oeiras e que regressará em Outubro.

Quantas estrelas esse artigo merece?

Classificação média 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a classificar esse artigo

Como você achou este artigo útil ...

Partilhe-o nas redes sociais

Lamentamos que este artigo não lhe tenha sido útil

Ajude-nos a melhora-lo!

Diga-nos como podemos fazê-lo.

Quer receber as nossas notícias em primeira mão?

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Miguel Teixeira

Mais de 30 anos de experiência no mundo da comunicação, especificamente nas funções de criativo, estratega e redactor publicitário. Extenso percurso por algumas das mais marcantes agências de comunicação nacionais e multinacionais enquanto elemento integrante dos seus departamentos criativos e mais recentemente como freelancer. Escritor e autor de várias obras literárias, quer no âmbito da narrativa de ficção quer na poesia. Artista plástico na área da colagem com vasta obra realizada, parte da qual já exposta individualmente ou em colectivas.

2 thoughts on “O TIO apresenta o Curso Intensivo de Teatro Musical

  • Boa noite
    É possivel fazer o curso sem saber cantar e sem ter uma boa voz? Ou seja sabendo dançar e representar é necessário cantar?

    Reply
    • Renato Batisteli Pinto

      Prezada Ana,
      Contate com o TIO para esclarecer as suas dúvidas. De qualquer das formas, obrigado por comentar o artigo.

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.