O TIO apresenta o Curso Intensivo de Teatro Musical
CURSO INTENSIVO TEATRO MUSICAL (SETEMBRO/OUTUBRO 23)
Este Curso Intensivo de 32 horas de formação destina-se a todos aqueles que se interessam pelo Teatro Musical, nas suas 3 principais valências: canto, dança e interpretação. Será desenvolvido trabalho específico nas 3 áreas mencionadas e ainda na área de Acting Through Song. Focado no processo de aprendizagem e desenvolvimento, este curso terá ainda uma apresentação final de cerca de 30 minutos, com números trabalhados e elaborados no decorrer do curso. A. apresentação será aberta a amigos e familiares dos participantes. Os formadores, todos eles envolvidos na indústria do Teatro Musical em Portugal, conduzirão os participantes a uma experiência desafiante e enriquecedora.
Faixa Etária: a partir dos 14 anos
Calendarização:
4 Sábados (16, 23, 30 de Setembro, 7 de Outubro) + 1 Apresentação (8 de
Outubro às 12h30)
Disciplinas:
Dança (2h) – JP Costa
Canto (2h) – João Pedro Santos
Acting Through Song (2h) – João Pedro Santos
Interpretação (2h) – João Maria Reis
Horário: 9h às 13h e 14h às 18h
Planeamento:
MANHÃ:
9H00 – 10H55: Dança (JP Costa)
Intervalo (10 min)
11H05 – 13H00: Canto (João Pedro Santos)
PAUSA PARA ALMOÇO (13H – 14H)
TARDE:
14H00 – 15H55: Acting Through Song (João Pedro Santos)
Intervalo (10 min)
16H05 – 18H00: Interpretação (João Maria Reis)
Valor por pessoa: 160€ (Não inclui refeições)
Inscrições / Informações: producao@teatrodeoeiras.com
Formulário de Inscrição:
Formadores:
JP COSTA
JP iniciou o seu percurso artístico em 2010, ao ingressar no curso de Teatro Musical da EDSAE.
Estreou-se profissionalmente em 2013 em Portugal, onde fez parte do elenco dos musicais ‘Wojtyla’, ‘Zorro’, ‘Branca de Neve no Gelo’, ‘Godspell’, ‘Rapazes Nus a Cantar’ e ‘Pippi das Meias Altas’, trabalhando assim com nomes como Henrique Feist e Nuno Feist, Matilde Trocado, Rui Melo, Artur e João Guimarães, Paula Careto, Joana Quelhas e Paulo Jesus.
Em 2016, decide licenciar-se em Teatro Musical, ingressando no Institute of the Arts Barcelona (IAB), terminando o curso com Class I, e onde ganha o prémio “Student of the Year” em 2018.
Regressa a Portugal em 2019, onde se dedica a coreografar e ensinar Jazz e Teatro Musical em diversas escolas em Lisboa e workshops pelo país. Ingressa, ao mesmo tempo, no Ensemble do musical ‘Chicago’ até 2021, onde trabalha com Diogo Infante, Rita Spider e Artur Guimarães.
Em 2022, faz parte do elenco do musical “Ordinary Days”, com encenação de João Guimarães e Direção Musical de Manuel Oliveira. No mesmo ano, ingressa o elenco do musical infantil “Corcunda de Notre Dame”, no papel principal do mesmo, sob direção de Ricardo Castro e Bruna Andrade, coreografando ele mesmo todo o musical.
Em 2023, é desafiado pela Artfeist com a personagem do Grilo Falante, no musical “Pinóquio” e é posteriormente convidado por Diogo Infante para integrar o elenco do musical “Sonho de uma Noite de Verão”, onde também irá coordenar toda a parte de movimento do espetáculo.
JOÃO PEDRO SANTOS
João Pedro Santos inicia a sua formação em teatro em 2004 na Escola Arte Máxima, da Actor Studio e estreia-se profissionalmente em 2009 no espetáculo RULOTE com direção de Nuno Nunes através do FIAR – Festival Internacional de Artes de Rua.
Frequentou os cursos de Teatro Musical da EDSAE e da Primeiro Acto tendo de seguida embarcado para Londres onde protagonizou o musical RENT pela Pindar Theatre Productions.
Em 2010 fundou ainda um grupo de teatro musical amador que se manteve activo durante seis anos e de onde destaca as traduções, adaptações e encenações de musicais como “Grease”, “Fantasma da Ópera” e “Do Cabaret para o Convento”.
Integra no mesmo ano a companhia profissional de actores do Teatro Bocage, em Lisboa, ao mesmo tempo que frequenta o Curso de Canto da Escola de Música do Conservatório Nacional na classe do professor António Wagner Diniz.
Mais tarde frequenta ainda o Curso de Formação de Actores da ACT-School, em Lisboa.
Da sua experiência profissional destaca ainda a opereta “Severa”, no Teatro Ibérico e com direção do Maestro Armando Vidal, a participação enquanto solista de concertos com a Banda da Sociedade Musical Odivelense e com a Banda da PSP, e ainda a escrita e encenação de musicais como “Guarda dos Sonhos”, “No Sótão da Minha Avó” e “A Casinha de Chocolate” para a produtora GrowUp-Eventos.
Fez a direção vocal do espetáculo “Os Miaus” no Teatro Independente de Oeiras e é maestro do coro da Sociedade Musical Odivelense.
Lecciona teatro, canto e canto coral desde 2016 em várias escolas da área da Grande Lisboa, contando ainda com uma vasta experiência em workshops para empresas, escolas e outras instituições.
JOÃO MARIA REIS
João Maria Reis é actor, músico, cantor, dobrador, encenador e professor. Iniciou os seus estudos em teatro em 2018 na Escola Superior de Teatro e Cinema onde completou a licenciatura em Teatro – Ramo de Actores.
Após o término da licenciatura, iniciou o seu percurso enquanto professor, leccionando aulas de expressão dramática em diferentes escolas.
Mais tarde, foi convidado para ser o coordenador do curso de teatro na Sociedade Euterpe Alhandrense onde também leccionava aulas de interpretação.
Na representação, já fez parte do elenco de diversos projectos teatrais e fez também participações em novelas e séries portuguesas.
Um dos seus mais recentes projectos é o musical “Os Miaus” com encenação de Carlos d’Almeida Ribeiro, um espectáculo que esteve em cena no Teatro Independente de Oeiras e que regressará em Outubro.
Boa noite
É possivel fazer o curso sem saber cantar e sem ter uma boa voz? Ou seja sabendo dançar e representar é necessário cantar?
Prezada Ana,
Contate com o TIO para esclarecer as suas dúvidas. De qualquer das formas, obrigado por comentar o artigo.