ArtesCénicasCultura

José de Castro – Lembrado, recordado, imortalizado.

Dando continuidade à tradicional homenagem ao actor José de Castro, que todos os anos pelo dia 18 de Novembro tem lugar em Paço de Arcos, sua terra natal, este ano o evento rodeou-se de condições mais adequadas à estatura do actor no panorama cultural Português, nomeadamente nas artes da dramaturgia.

Com início na romagem ao monumento erigido em seu nome, com os devidos discursos pelos representantes da CMO, UFOPAC e ACAVPA, e a deposição da coroa de flores junto ao seu busto, seguiu-se a segunda parte do programa, então já no recentemente inaugurado auditório em seu nome.

Aí, e fazendo uso do equipamentos e acomodações à altura do homenageado, tivemos o prazer de assistir a uma conversa informal com Fernando Dacosta, que nos brindou com uma apresentação exemplar sobre “Quem foi José de Castro”.

Findo este momento de partilha de memórias e recordações sobre o grande homem e  actor que foi José de Castro, foi outro nome enorme da nossa cultura que teve honras de uma performance pelo Grupo de Teatro Bastardo. Falamos de Natália Correia, aqui também alvo de justa homenagem, esta intitulada “Vida e poemas de Natália Correia”.

E terminava assim este dia memorável. Já sob o olhar da noite escura, que desse modo observava em cada rosto que abandonava o Auditório José de Castro, a felicidade por mais um momento de associativismo, partilha e recordação daquele que aqui nasceu, cresceu e se fez um dos maiores actores de todos os tempos em Portugal.

Ano que vem cá estaremos para voltar a recordá-lo, pois esse é o papel dos que ficaram e, orgulhosamente, herdaram este seu legado e assim se comprometem a perpetuá-lo.

Quantas estrelas esse artigo merece?

Classificação média 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a classificar esse artigo

Como você achou este artigo útil ...

Partilhe-o nas redes sociais

Lamentamos que este artigo não lhe tenha sido útil

Ajude-nos a melhora-lo!

Diga-nos como podemos fazê-lo.

Quer receber as nossas notícias em primeira mão?

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Miguel Teixeira

Mais de 30 anos de experiência no mundo da comunicação, especificamente nas funções de criativo, estratega e redactor publicitário. Extenso percurso por algumas das mais marcantes agências de comunicação nacionais e multinacionais enquanto elemento integrante dos seus departamentos criativos e mais recentemente como freelancer. Escritor e autor de várias obras literárias, quer no âmbito da narrativa de ficção quer na poesia. Artista plástico na área da colagem com vasta obra realizada, parte da qual já exposta individualmente ou em colectivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.