ArtesCulturaPintura

Jaime Silva – Lugar Verdadeiro – Exposição

Biografia

JAIME SILVA

Nasceu em Peso da Régua em 1947. Licenciado pela Escola Superior de Belas Artes do Porto (1972). Fundou o Grupo Puzzle com oito outros artistas e um crítico de arte, em 1975. Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, Paris em 1977 e 1978. Professor de Pintura no Ar.Co, Lisboa (1983/1987). Diretor Artístico da Galeria Municipal de Montijo e organizador das Bienais de Artes Plásticas de Montijo / Prémio Vespeira, entre 1999 e 2011. Vice-presidente da Direção da Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa. Desde 1987, é o professor responsável do Curso de Pintura da mesma instituição.

Integrou o júri de várias exposições, entre as quais: “1984 – O futuro é já hoje? F.C. Gulbenkian, Lisboa; Prémio D. Fernando II, Sintra; Foi comissário de diversas exposições, entre as quais: “13 Artistas/Arte Digital”, SNBA, Lisboa (2006): “Novas Simbologias / Actuação e Limites”, Montijo (2006). Recebeu a medalha de mérito atribuída pela Câmara Municipal de Peso da Régua. Expõe individualmente desde 1976. Exposição Antológica Pintura|Desenho / 1966-2011, na Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa (2013) e, em itinerância pelo país, entre 2018 e 2020. Recebeu vários prémios nacionais e representou Portugal em diferentes instâncias internacionais. A sua obra está representada, entre outras, nas colecções da Secretaria de Estado da Cultura, Lisboa; do Centro de Arte Moderna, F.C. Gulbenkian, Lisboa; da Caixa Geral de Depósitos, Lisboa; da Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves, Lisboa; da Fundação de Serralves, Porto e nas Câmaras Municipais do Peso da Régua, Almada, Lagos e Campo Maior.

Quantas estrelas esse artigo merece?

Classificação média 5 / 5. Votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a classificar esse artigo

Como você achou este artigo útil ...

Partilhe-o nas redes sociais

Lamentamos que este artigo não lhe tenha sido útil

Ajude-nos a melhora-lo!

Diga-nos como podemos fazê-lo.

Quer receber as nossas notícias em primeira mão?

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Renato Batisteli Pinto

Licenciado em marketing pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo Brasil, auto didata em marketing digital. Humanista e amantes das artes. Sólida experiencia em marketing aplicado aos negócios locais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.