ArtesCulturaSociedade

Autor “made in Portugal”

O que é nacional é bom! Dizia-se de certa marca de produtos portugueses, aqui há umas décadas atrás, mas não deixa de ser uma afirmação igualmente adequada ao que hoje se comemora, o Dia do Autor Português.

Ele, o autor, seja na área da música, da literatura, da pintura, do teatro ou de qualquer outra forma de expressão artística, é e será sempre um activo de extremo valor para a divulgação cultural do seu país, dentro e fora das respectivas fronteiras. No caso português, embora o país seja pequeno em dimensão é-o, no entanto, grande em matéria de criativos, de pensadores, de artistas, em resumo, de autores que, com a sua visão e destreza artística, muito têm contribuído para o desenvolvimento da cultura portuguesa e do seu crescente reconhecimento fora de portas.

Não fosse a perseverança e dedicação dos autores às suas causas e razões de viver, e não seria com certeza à custa dos escassos apoios atribuídos pelo estado ao sector da cultura que esta iria sobreviver. E é pena que, ainda assim, consiga apenas e só isso, sobreviver. Sabendo-se, como se sabe, que a cultura é indissociável da identidade de cada povo, de cada país. Investir é preciso, não apenas apoiar. Pois se queremos um povo e, por consequência, um país, instruído, criador, com níveis de literacia elevados, com cada vez mais nomes a fazerem carreira e história nas artes, é imperial olhar a cultura como algo essencial e primordial para a identidade de Portugal no mundo.

Que o papel do autor, enquanto operador de mudança, está a ser cumprido, disso não restam dúvidas. Mas estarão os seus índices motivacionais em alta? Sentirá ele hoje, mais do que ontem, que aquilo que faz e produz serve de combustível à máquina cultural nacional?

Fica a reflexão, que também é necessária. Seja neste ou em qualquer outro dia. Pois valores há que necessitam de constantemente ser lembrados da sua inestimável importância no contexto global desta nossa valente e imortal nação.

Quantas estrelas esse artigo merece?

Classificação média 5 / 5. Votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a classificar esse artigo

Como você achou este artigo útil ...

Partilhe-o nas redes sociais

Lamentamos que este artigo não lhe tenha sido útil

Ajude-nos a melhora-lo!

Diga-nos como podemos fazê-lo.

Quer receber as nossas notícias em primeira mão?

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Miguel Teixeira

Mais de 30 anos de experiência no mundo da comunicação, especificamente nas funções de criativo, estratega e redactor publicitário. Vasto percurso por algumas das mais marcantes agências de comunicação nacionais e multinacionais, quer como elemento integrante dos seus departamentos criativos quer como freelancer. Escritor e autor de várias obras literárias, quer na área da narrativa de ficção quer no campo da poesia. Artista na área da colagem com vasta obra realizada, parte da qual já exposta individualmente ou em colectivas.

One thought on “Autor “made in Portugal”

  • Paulo Nuno Teixeira

    Sim, de facto é tudo isso.
    Um Abraço e bom trabalho.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.