CulturaPatrimónioSociedade

Nossa língua, nosso orgulho!

“É muito difícil dar a entender o que é Portugal

O inventor de Portugal foi um português

À beira da velha Europa fica Portugal

A língua que estás a ouvir é o português

O marinheiro que foi à India era português

O aviador que foi ao Brasil foi de Portugal

Portugal tem muita gente muita tradição

E o que tem de mais diferente é o português.”

Assim falam os Heróis do Mar, no seu tema “O inventor”. Uma letra que toca num ponto crucial ao afirmar que, sim, somos únicos, sim, somos diferentes. E a que se deve essa diferenciação? Ora lá está, à língua que orgulhosamente ostentamos e pelo planeta fazemos circular, o português. Por isso, não é de estranhar que até exista um dia especial a ela dedicado, o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Comemorado a 5 de Maio, este dia celebra a 3.ª língua oficial da UE mais falada no mundo e, no geral, a quarta língua mais falada em todo o globo. Também por isso é muito difícil dar a entender o que é Portugal, um país tão diminuto em área, mas que consegue ser tão enorme ao ponto de possuir mais de 260 milhões de falantes em todo o planeta. É obra! E é igualmente a língua oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, e um dos idiomas oficiais de Macau. Ou seja, em todos os cantos deste mundo redondo ouve-se falar português e, estima-se que, em 2050, quase 400 milhões de pessoas falem a língua de Camões. Quão orgulhoso estaria ele, se cá viesse agora. Mas mais ficaria se visse as novas gerações a dar continuidade a estas estatísticas. A dar-lhe uso falando-a e escrevendo-a correctamente, sempre respeitando e estimando os seus princípios, a sua riqueza. Ou não fosse um dos nossos maiores legados, manter este enorme património da nação vivo e de boa saúde. Pois, na verdade, o que Portugal tem de mais diferente é MESMO o português.

Ainda à boleia desta importante data, não percam neste mesmo Dia Mundial da Língua Portuguesa mais um passo dado na preservação da nossa língua, assistindo através de videoconferência à sessão de lançamento da Comunidade Interassociativa em Língua Portuguesa (CIeLP). Entidade que representa a sociedade civil e que visa a cooperação associativa de forma a colmatar imensas lacunas existentes no bom funcionamento das organizações, promovendo o empoderamento das mesmas como meio de, juntas, poderem ir mais longe. Informe-se em https://cielp.org/ e participe!

Quantas estrelas esse artigo merece?

Classificação média 5 / 5. Votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a classificar esse artigo

Como você achou este artigo útil ...

Partilhe-o nas redes sociais

Lamentamos que este artigo não lhe tenha sido útil

Ajude-nos a melhora-lo!

Diga-nos como podemos fazê-lo.

Quer receber as nossas notícias em primeira mão?

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Miguel Teixeira

Mais de 30 anos de experiência no mundo da comunicação, especificamente nas funções de criativo, estratega e redactor publicitário. Extenso percurso por algumas das mais marcantes agências de comunicação nacionais e multinacionais enquanto elemento integrante dos seus departamentos criativos e mais recentemente como freelancer. Escritor e autor de várias obras literárias, quer no âmbito da narrativa de ficção quer na poesia. Artista plástico na área da colagem com vasta obra realizada, parte da qual já exposta individualmente ou em colectivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.