A VozEditorial

Agosto 2021 – Dimensões de Tempo

O Tempo esse grande escultor

Marguerite Yourcenar

Existem duas noções de Tempo: uma, vem da Antiguidade Clássica e é fruto da civilização grega, sendo esta noção circular, e é mais perceptível nas sociedades caracterizadas pela ruralidade, com a repetição anual dos trabalhos agrícolas; outra, é proveniente da dessacralização que caracteriza a nossa vivência actual. Ambas coexistem nas mentalidades e nos actos sociais, como veremos de seguida.

Comemora-se este ano o 1º Centenário do Clube Desportivo de Paço de Arcos, que durante muitos anos foi campeão de Portugal na 1ª categoria de hóquei em patins, e o principal fornecedor de jogadores da selecção nacional desta modalidade, que foi campeã do mundo durante muitos anos. O autor destas linhas ainda teve o privilégio de ver jogar muitas vezes, os executantes que constituíam a espinha dorsal dessa selecção: Emídio Pinto, os primos Correia – Jesus e Santos, e ainda José Gomes. Aliás, desde 1957, viu jogar todos os praticantes que constituíram as grandes equipas deste clube, e de entre eles, uma palavra de profunda saudade para três que conviveram comigo, e que pelas contingências da existência já não estão entre nós: o Vieira, o Pórcio e o Alvarinho.

Pelo exposto até aqui, poderemos concluir que, a comemoração do Centenário do clube, se insere no Tempo linear, que continuará a expandir-se e, semelhante efeméride, só se comemora daqui a cem anos. Notemos de seguida, uma efeméride que tem de ver com o Tempo circular, aquele que se repete todos os anos, como é a festa da vila, geralmente realizada em finais de Agosto, – quando não há Covid, como foi o caso do ano passado. Todos os anos, ciclicamente, a festa repete-se na mesma data e dentro dos mesmos moldes, o que nos leva a afirmar que o Tempo caminha em círculos que se repetem todos os 365 anos.

Desejamos a todos os habitantes de Paço de Arcos, uma boa comemoração de ambos os eventos aqui relatados.

José Aguiar Lança-Coelho Licenciado e Mestre em Filosofia pela FLUCL (Escreve de acordo com a antiga ortografia)

A Voz Impresso | Série: 3| Nº: 36 | Agosto| 2021| Autoria: José Aguiar Lança-Coelho | Ilustração: Serrão

Quantas estrelas esse artigo merece?

Classificação média 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a classificar esse artigo

Como você achou este artigo útil ...

Partilhe-o nas redes sociais

Lamentamos que este artigo não lhe tenha sido útil

Ajude-nos a melhora-lo!

Diga-nos como podemos fazê-lo.

Quer receber as nossas notícias em primeira mão?

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.