AtualidadeEditorial

Editorial – Edição 59 Junho 2025

O nosso jornal e a ACAVPA (Associação Cultural “A Voz de Paço de Arcos”) estão de parabéns. O primeiro comemora 46 anos de existência e a segunda 10 anos. A vitalidade de que dão provas mereceu uma grande comemoração, que se realizou no domingo, dia 22 de junho, na Escola Secundária Luís de Freitas Branco, em Paço de Arcos. Foi sem dúvida um momento alto na vida da nossa comunidade. O programa da comemoração estendeu-se das 10 horas da manhã até ao final da tarde, quando foram apagadas as velas e foi servido um Carcavelos de Honra.

Na parte da manhã houve um concerto de música clássica pela creATIVE Music & Arts School, dança pela escola Oeiras Dance Academy, e a peça Macaco do Rabo Cortado, pelo Teatro Nova Morada. De tarde, estiveram em destaque momentos de poesia e de música, e atuou o pianista Robertes Araújo. Atuou também o Duo The Hophousers – João Tavares e Laura Teodoro. Margarida Almeida e José Mendonça, na organização, encarregaram-se dos momentos de poesia. Às 17 horas, houve um concerto de música clássica em castanholas e às 17.30 horas realizou-se uma sessão solene em homenagem ao cofundador da ACAVPA e ex-diretor do jornal “A Voz de Paço de Arcos”, Serrão de Faria.

Nunca é de mais destacar o papel ativo que tanto a ACAVPA como “A Voz de Paço de Arcos” têm tido na promoção da cultura da nossa comunidade, além de defenderem os interesses da vila de Paço de Arcos e das localidades circundantes. A ACAVPA, desde a sua fundação, em 2015, tem sido dinamizada por José Marreiro, que é também o diretor do jornal desde que, por motivos de saúde, em 2019, Serrão de Faria teve de se afastar da direção. O jornal já conta com 263 números desde 1979, dos quais 60 (incluindo o nr. 0) são da Associação Cultural (desde 2015).

Continuando a dinamizar a cultura na nossa comunidade, a ACAVPA inaugurou em 12 de junho, 5ª feira, no Mercado de Paço de Arcos, uma exposição de postais antigos de Paço de Arcos. O evento teve a presença muito honrosa de Susana Duarte, vereadora com o pelouro dos Mercados, da Câmara Municipal de Oeiras, que se referiu às possibilidades que se abrem no futuro para a realização de mais atividades culturais no movimentado Mercado. Os postais antigos mostram uma vila de Paço de Arcos de há pouco mais de um século, quando o desenvolvimento ainda estava a começar a chegar. A exposição manteve-se no mercado até 21 de junho.

Realce-se, pois, o mérito da ACAVPA, que organiza regularmente atividades diversas, como concursos de fotografia ou visitas a lugares de interesse no interior do país; e do jornal “A Voz de Paço de Arcos”, que se vem enriquecendo com novos e valiosos colaboradores. É a nossa máxima preocupação, não só agradar aos nossos leitores, que desejamos que sejam cada mais numerosos, como também levar cultura aos mesmos, centrada naturalmente nas realidades e nas vivências da nossa comunidade. Lembremo-nos da importância de mantermos bem viva a alma da nossa terra num tempo em que o mundo parece estar cada vez mais a desumanizar-se.

Quer receber as nossas notícias em primeira mão?

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *