NaturopatiaReceitasSaúde

Alho, Verdadeiro Alimento-Medicamento

“Um dente de alho por dia, nem sabe o bem que lhe faria…”

Nestes meses de início de ano de 2023 onde os dias de sol já dão um ar da sua graça, mas onde o frio quer imperar e mostrar que o Inverno ainda vai durar até Março, é bom continuarmos atentos para não apanharmos gripes, constipações e pneumonias. Nesse sentido, trago-lhe aqui uma opção caseira para desintoxicar gradualmente o organismo e evitar doenças, fortalecendo o Sistema Imunitário. Esta receita que mais no final deste artigo vou partilhar, é simples mas poderosa, e é à base de dentes de alho. O alho é um alimento-medicamento presente na culinária há milhares de anos e é dos mais acessíveis que se pode encontrar em quase todas as regiões do globo.

Não é de hoje que o alho recebe o atributo de alimento bom para saúde. No célebre papiro de Ebbers, de 2.550 a.C., havia mais de 20 receitas à base de alho indicadas para combater infecções, dor de cabeça e faringites. Outros documentos datados de 3.000 anos a.C., elaborados pelos babilónios, chineses e romanos também mostraram o uso do alho como medicamento. Por exemplo Plínio e Galeno, médicos romanos, utilizaram o alho para o tratamento de infecções intestinais, problemas digestivos, pressão alta, senilidade e impotência.

Nas anotações de Marco Polo há várias partes mostrando o uso do alho pelos chineses para desintoxicação. Mas foi Hipócrates, considerado o pai da medicina, o primeiro a demonstrar com detalhes o uso do alho como medicinal a vários níveis. Hoje em dia, sabemos que tem igualmente o poder de reduzir o colesterol e controlar a pressão arterial, além de possuir antioxidantes e flavonóides que combatem o envelhecimento.

A maioria das propriedades medicinais do alho devem-se à riqueza de substâncias sulfurosas na sua composição. Várias pesquisas científicas apontam para a sua capacidade de melhorar as condições cardíacas e têm acções germicidas e anticancerígenas pela presença de alguns princípios activos como:
• Óxido dialildissulfeto, com capacidade de reduzir os níveis de lípidos e colesterol do sangue;
• Germânio: elemento condutor de oxigénio com acção revigorante e rejuvenescedora, graças à sua capacidade de conduzir oxigénio e agente hipotensor que ajuda a controlar a pressão arterial sem provocar efeitos secundários;
• Selénio: um mineral protector do coração, pois ajuda a prevenir a formação de ateromas, de coágulos e ainda normaliza a pressão arterial. O Selénio tem igualmente uma acção extremamente importante na memória e em várias funções cerebrais;
• Alicina e alina: ambas com efeitos antibactericida e anti-inflamatório.

Opção Caseira para Desintoxicar o Organismo e Fortalecer o Sistema Imunológico:
De um dia para o outro, deixar 1 dente de alho grande picado em pedaços num copo de água potável e tapar bem. Na manhã seguinte, pode coar os pedaços de alho e beber em jejum. Além de fortalecer o sistema imunitário é recomendado para dores nas articulações e desintoxicar o organismo.

  • Previne doenças coronárias e circulatórias. Efeito hipotensor devido à vaso dilatação periférica, sobretudo nas pernas, olhos e cérebro;
  • Bom para a memória e saúde cerebral;
  • Previne enfartos;
  • Reduz a coagulação do sangue;
  • Reduz a pressão arterial;
  • Previne a agregação plaquetária; útil em tromboses e arterioscleroses;
  • Combate infecções bacterianas, virais e fúngicas (ex: Cândida Albicans);
  • Diminui o risco de câncros;
  • Reduz os níveis de açúcar e glicose, ajudando no tratamento da diabetes;
  • Efeito hipo-colesterolemiante (tratamento do colesterol);
  • Efeito anti-helmíntico suave (tratamento de parasitas intestinais);
  • Efeito expectorante.

Em resumo, eis aqui algumas propriedades medicinais do alho:

Por estas e outras propriedades é altamente recomendado usar alho na culinária, ou de forma moderada, ingeri-lo cru em certos preparados para beneficiar das suas muitas vantagens terapêuticas.

Se quiser conhecer mais receitas caseiras medicinais com alho ou tiver dúvidas de alguma condição de saúde pode sempre escrever-me para o e-mail brunonaturopata@gmail.com.
Abraço fraterno,

Quantas estrelas esse artigo merece?

Classificação média 5 / 5. Votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a classificar esse artigo

Como você achou este artigo útil ...

Partilhe-o nas redes sociais

Lamentamos que este artigo não lhe tenha sido útil

Ajude-nos a melhora-lo!

Diga-nos como podemos fazê-lo.

Quer receber as nossas notícias em primeira mão?

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.