PessoasTertúlias

Os Bardinos

Anualmente, no mês de Setembro, o Grupo Tertúlico “Os Bardinos” tem inscrito no seu Plano de Actividades, o reinício das suas Assembleias Gerais, do pós férias, com a Romagem de Saudade aos Nossos Campeões do Hóquei em Patins de Paço de Arcos.

Assim, às 12 horas do dia 30 de Setembro 2021 realizámos junto da Estátua existente no Jardim da Praceta Dionísio dos Santos Matias a nossa III Romagem de Saudade e Homenagem aos Campeões do Mundo e da Europa de Hóquei em Patins: Emídio Pinto, Correia dos Santos e Jesus Correia, nossos conterrâneos e que, por onde passaram, deixaram o nome de Portugal, de Paço de Arcos e do Clube Desportivo de Paço de Arcos, bem vincados para a posteridade e gravado a letras de ouro.

Neste ano, em que também se comemora o Centésimo Aniversário do Clube Desportivo de Paço de Arcos, decidimos também homenagear um Amigo e um Hoquista natural e formado para o Hóquei em Patins, em Paço de Arcos, o José Virgílio Pereira Domingos, brilhante continuador dos títulos de Campeão do Mundo e da Europa pela nossa Selecção Nacional, e que também nos inúmeros clubes nacionais e estrangeiros onde jogou durante a sua longa carreira desportiva, também Ele não deixou créditos por mãos alheias e sempre divulgou com orgulho o nome de Paço de Arcos e das suas Gentes.

Os Trabalhos da Assembleia Geral Extraordinária iniciaram-se pelo Presidente da Mesa da AG, Bardino Nicha (António José Dias da Silva) com um minuto de silêncio, por intenção e memória dos distintos Homenageados Campeões do Mundo e da Europa, extensivo ainda aos Bardinos que já nos deixaram fisicamente, mas continuam sempre presentes na nossa memória (Bardinos: João Barosa Pereira, Vítor Pestana, Fernando Reigosa) e ainda a Todos os Atletas, Dirigentes, Associados e Simpatizantes do CDPA e de Paço de Arcos.

Em seguida o “Mandante dos Bardinos” em funções (Carlos André), proferiu algumas palavras alusivas à ocasião e de apresentação do “Homenageado do Ano”, o José Virgílio grande continuador dos feitos dos Nossos Campeões Conterrâneos e que também alcançou a Glória perpétua como Desportista: Campeão do Mundo, da Europa e dos inúmeros Títulos Nacionais e Internacionais a nível de Clubes onde teve oportunidade de jogar. Foram ainda enaltecidos os feitos HISTÓRICOS dos Campeões que pretendemos Honrar e muito nos Emociona, determinando que possamos afirmar a Grandeza das Gentes Simples mas Muito Sensíveis e Bairristas de Paço de Arcos.

Aos Convidados Leonor Correia Monteiro (Filha de Jesus Correia) e José Virgílio foi-lhes solicitado que procedessem à colocação de um ramo de flores na base da peça escultórica, muito gentilmente oferecido pela Amiga Céu, Florista no mercado e que fez, à semelhança do ano anterior, a gentileza de o oferecer com uma justificação que aceitamos e muito nos ORGULHA. Ficámos a saber que os Bardinos não estão sozinhos nesta Homenagem Anual. A razão é simples, mas muito significativa: A Céu tem muito carinho por um Hoquista representado na Estátua, o Jesus Correia, “muitas vezes andou comigo ao colo enquanto criança” … se este argumento não é uma verdadeira manifestação de Agradecimento, Orgulho e Bairrismo, então a Vida e a História não deixam marcas pela nossa passagem nesta encarnação. OBRIGADO CÉU.

Em seguida, o Homenageado José Virgílio fez uma pequena alocução de agradecimento aos Bardinos pela lembrança, recheado de memórias passadas, mas muito gratificantes, tendo oferecido um prato pintado, em seu nome e que ficará adicionado ao espólio deste Grupo Tertúlico Bardínico em lugar de destaque.

Aos Amigos, Leonor Correia Monteiro, Firmino Pinto, António José Correia Santos, filhos dos homenageados, ao José Virgílio, à Céu (florista), ao João José Bértolo (amavelmente disponível para obter as melhores fotos da ocasião), aos Bardinos e a tod@s as pessoas AMIG@S que estiveram presentes e deram um brilho e um sentido ainda mais especial a esta ocasião, agradecemos do fundo do coração a vossa presença. Muito Obrigado.

A Assembleia Geral Extraordinária foi encerrada com uma foto de Todos os participantes nesta Homenagem.

Pelas 13 horas, no Restaurante “A Carula” decorreu uma nova Assembleia Geral, agora Ordinária – vulgo Almoço, onde os Bardinos e o Homenageado José Virgílio tiveram oportunidade de trocar novas lembranças sobre a ocasião e a Ordem de Trabalhos foi cumprida, como é habitual nestas ocasiões, com os assuntos agendados referentes ao passado e presente de Paço de Arcos, que nas suas inúmeras vertentes, foram analisados e discutidos.

O futuro não foi esquecido e ficou determinado que em Setembro de 2022 realizaremos a IV Romagem de Saudade aos Campeões, onde os Homenageados anuais anteriores seriam também convocados a comparecer para a Jornada de profundo significado para os paçodarquenses.

Quantas estrelas esse artigo merece?

Classificação média 5 / 5. Votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a classificar esse artigo

Como você achou este artigo útil ...

Partilhe-o nas redes sociais

Lamentamos que este artigo não lhe tenha sido útil

Ajude-nos a melhora-lo!

Diga-nos como podemos fazê-lo.

Quer receber as nossas notícias em primeira mão?

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Renato Batisteli Pinto

Licenciado em marketing pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo Brasil, auto didata em marketing digital. Humanista e amantes das artes. Sólida experiencia em marketing aplicado aos negócios locais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.