A linguagem da matemática e a linguagem das nossas vidas
Autoria: Rui Carvalho
Edição 60, Agosto de 2025

Não há dúvida: a matemática é uma linguagem com o seu vocabulário, ou seja, termos e símbolos, e gramática, com regras muito bem definidas para formar equações e expressões. Também possui uma semântica, ou seja, são conhecidos os significados de termos e expressões. Na prática, é uma linguagem formal, que tem por propósito a comunicação de ideias e conceitos que podem ser complexos, relativos à modelação do mundo. Procura ser universal e considera-se ser um sistema de raciocínio lógico, porque, para obter conclusões “corretas”, utiliza provas e argumentos.
É assim sintomático que uma aplicação de telemóvel como o Estarolas, veja-se no QR Code abaixo, procure também ensinar matemática, no caso estatística. Note-se que a própria linguagem de programação com que o Estarolas foi programado é claramente lógica e utiliza regras de matemática.
Mas é interessante pensar que a linguagem visual, artística, também tem pontos em comum… quem de nós nunca foi confrontado com a observação que o amarelo é a cor da alegria? Veja-se a imagem abaixo com os seus detalhes em tinta de aguarela amarela. E claro, o QR Code também apresenta uma linguagem visual que traz mais rigor para o produto de software que o lê.


Instale Gratuitamente o Estarolas
Rui Carvalho
ruiprcar@gmail.com
Bibliografia: Cunha, S. & Velasco, J. (2025). “Introdução A Gramática Da Linguagem Matemática”. Ciência Moderna.

