AtualidadeEditorial

Editorial – Edição 60 Agosto 2025

Foto de Jorge Chichorro Rodrigues

A nossa bela vila de Paço de Arcos recebe no tempo estival as Festas do Senhor Jesus dos Navegantes que, estando a comemorar 150 anos de existência, decorreram este ano de 22 a 31 de agosto. Estas Festas são bem uma prova do dinamismo cultural da vila e do seu apego à tradição; assinale-se também a ligação destas Festas ao mar, que faz parte da alma de Paço de Arcos. Este ano, como já é tradição, o programa incluiu uma vertente cultural e outra religiosa, tendo sido realizadas duas procissões, uma delas noturna. Houve, no dia da Procissão do Mar, este ano na tarde de domingo, 31 de agosto, a tradicional bênção das embarcações no rio Tejo que, como sempre, atraiu um “mar” de gente.

Registe-se também, entre as efemérides realizadas no concelho, as Festas de Laveiras-Caxias, a decorrerem entre 6 e 21 de setembro. O evento Operafest teve três concertos em Caxias, no Convento da Cartuxa, tendo-se destacado entre as peças apresentadas, a ópera “La Traviata”.

Neste nosso número, no texto “Um Verão em Paço de Arcos”, são feitas referências ao Palácio Bessone, na Quinta do Relógio, em Paço de Arcos. Situado sobre o mar, com uma vista privilegiada sobre o litoral lisboeta, mesmo frente aonde hoje passa a linha do comboio, o nobre edifício, frequentado por nobres e poetas, tinha uma torre do relógio e um jardim “com um barco de mogno de 20 metros de comprimento, adornado com incrustações de bronze.” Sem dúvida, este Palácio muito honra a vila histórica de Paço de Arcos, que felizmente tem um património arquitetónico digno de nota, e por isso há quem diga que é “a mais charmosa vila de Portugal”.

Refira-se, nesta edição, a entrevista “Concerto a quatro mãos”, feita ao pianista Robertes Araújo, de 95 anos, e à sua esposa, Ema Lee, também pianista, duas figuras, sem dúvida, merecedoras da nossa admiração.

Por fim, diga-se que estão previstos para breve, eventos promovidos pela Associação Cultural “A Voz de Paço de Arcos”, como é o caso da homenagem a José de Castro, no dia 25 de outubro, na Escola Secundária Luís de Freitas Branco e, em novembro, um evento no mercado de Paço de Arcos.

Quer receber as nossas notícias em primeira mão?

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Publicidade
publicidade roberta siqueira assessoria documental

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *