Editorial – Edição 60 Agosto 2025

A nossa bela vila de Paço de Arcos recebe no tempo estival as Festas do Senhor Jesus dos Navegantes que, estando a comemorar 150 anos de existência, decorreram este ano de 22 a 31 de agosto. Estas Festas são bem uma prova do dinamismo cultural da vila e do seu apego à tradição; assinale-se também a ligação destas Festas ao mar, que faz parte da alma de Paço de Arcos. Este ano, como já é tradição, o programa incluiu uma vertente cultural e outra religiosa, tendo sido realizadas duas procissões, uma delas noturna. Houve, no dia da Procissão do Mar, este ano na tarde de domingo, 31 de agosto, a tradicional bênção das embarcações no rio Tejo que, como sempre, atraiu um “mar” de gente.
Registe-se também, entre as efemérides realizadas no concelho, as Festas de Laveiras-Caxias, a decorrerem entre 6 e 21 de setembro. O evento Operafest teve três concertos em Caxias, no Convento da Cartuxa, tendo-se destacado entre as peças apresentadas, a ópera “La Traviata”.
Neste nosso número, no texto “Um Verão em Paço de Arcos”, são feitas referências ao Palácio Bessone, na Quinta do Relógio, em Paço de Arcos. Situado sobre o mar, com uma vista privilegiada sobre o litoral lisboeta, mesmo frente aonde hoje passa a linha do comboio, o nobre edifício, frequentado por nobres e poetas, tinha uma torre do relógio e um jardim “com um barco de mogno de 20 metros de comprimento, adornado com incrustações de bronze.” Sem dúvida, este Palácio muito honra a vila histórica de Paço de Arcos, que felizmente tem um património arquitetónico digno de nota, e por isso há quem diga que é “a mais charmosa vila de Portugal”.
Refira-se, nesta edição, a entrevista “Concerto a quatro mãos”, feita ao pianista Robertes Araújo, de 95 anos, e à sua esposa, Ema Lee, também pianista, duas figuras, sem dúvida, merecedoras da nossa admiração.
Por fim, diga-se que estão previstos para breve, eventos promovidos pela Associação Cultural “A Voz de Paço de Arcos”, como é o caso da homenagem a José de Castro, no dia 25 de outubro, na Escola Secundária Luís de Freitas Branco e, em novembro, um evento no mercado de Paço de Arcos.

