HomenagemPessoas

Prémio José Manuel Constantino

O Comité Olímpico de Portugal (COP) lançou o Prémio José Manuel Constantino – Desenvolvimento Desportivo de Base, um ano depois da morte do antigo presidente do organismo, em sua homenagem.

Em breve comunicado, o COP recorda «O pensador maior do desporto português» que «Com a Equipa Portugal a despedir-se da Missão mais bem-sucedida da história, deixou-nos este trabalho, igualmente concluído com sucesso. Partiu, mas ficou o legado eterno da reflexão, da ambição e do fazer bem, sempre com os atletas no centro da acção.» Mas não só os atletas, também as suas famílias, os treinadores, os dirigentes e as federações. Ainda de referir, a importância dos clubes, nos quais Constantino reconheceu como sendo a base do tecido associativo, onde tudo tinha o seu início.

Agora, passado um ano, o COP anuncia a criação deste prémio, a ser entregue durante a gala anual da Celebração Olímpica. A distinção pretende reconhecer e incentivar as boas práticas no desenvolvimento do desporto em Portugal, homenageando uma das figuras mais marcantes do movimento desportivo nacional, presidente do COP entre 2013 e 2024. Foi um grande defensor, incansável mesmo, quanto ao papel fundamental dos clubes desportivos como pilares decisivos na estrutura do sistema desportivo português.

José Manuel Constantino sucedeu a Vicente de Moura como presidente do COP, no auge da sua experiência no dirigismo desportivo, após liderar o Instituto do Desporto de Portugal, antecessor do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e, também, a Confederação do Desporto de Portugal.

Nascido em Santarém, a 21 de Maio de 1950, Constantino foi o primeiro licenciado em Educação Física (1975) a presidir ao COP, depois de uma vasta experiência na docência, tanto no ensino universitário (1994-2002), como no básico, então pelo início da sua carreira (1973-1986).

Faleceu no dia 11 de Agosto de 2024, num hospital em Lisboa, depois de ter acompanhado a melhor representação portuguesa em Jogos Olímpicos, realizados em Paris.

Luís Amorim

(escreve de acordo com a antiga ortografia)

Imagem: Comité Olímpico de Portugal

Quer receber as nossas notícias em primeira mão?

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *