Duo de piano a 4 mãos “20 Fingers” – De Mozart a Chico Buarque
Duo de piano a 4 mãos “20 Fingers” – De Mozart a Chico Buarque
Duo de piano a 4 mãos “20 Fingers”
De Mozart a Chico Buarque
ENTRADA LIVRE – Sujeita à lotação
INFORMAÇÕES: 965 787 308
SINOPSE
O duo de piano a 4 mãos “20 Fingers”, constituído pelos pianistas João Vasco e Eduardo Jordão, celebra 17 anos de existência em 2024. Desde a sua génese, em 2007 no âmbito do Festival “mEUsic partnership”, em Cork na Irlanda, que este duo tem conquistado todos os tipos de público, esbatendo fronteiras estilísticas, construindo pontes entre géneros, extrapolando o tradicional âmbito do recital clássico de piano.
O alinhamento deste concerto é marcado pelo ritmo, a dança e o humor, e foi aprimorado ao longo dos anos, sendo neste momento uma viagem pelo tempo e por território europeu, norte e sul americano. Começando em Mozart, finalizando em Chico Buarque, o recital avança através de afinidades e pontos de contacto entre obras musicais subsequentes: Erik Satie transporta a herança de Schubert mas leva-nos também a dançar o Can Can e abre caminho para a América, com o Ragtime em Parade; depois dos Ragtimes de Joseph Lamb e Zez Confrey, e continuando o ritmo de dança bem marcado, descemos para a América do Sul e para o Tango de Piazzolla; passando a fronteira argentina chegamos ao Brasil, de onde ouviremos obras de Zequinha de Abreu, Tom Jobim e Chico Buarque. Como “encore”, e evocando o Fado como património imaterial da UNESCO, é apresentado um arranjo inédito de “Maria Lisboa”, imortalizado por Amália Rodrigues.
No recital “de Mozart a Chico Buarque” João Vasco e Eduardo Jordão mantêm o rigor e profundidade próprios da sua identidade musical clássica, nunca perdendo, porém, o objetivo primordial de se divertirem e contagiarem o público com a pura alegria de dois amigos de longa data que partilham o mesmo palco e o mesmo piano. É este o segredo deste duo de pianistas, que desde a sua estreia em 2007 na cidade irlandesa de Cork já se apresentou em dezenas de palcos nacionais e internacionais, com reações entusiásticas de público e crítica.
Para além das obras originais, este recital conta com arranjos inéditos para piano a quatro mãos da autoria dos pianistas Eduardo Jordão e Inês Mesquita.