HistóriaMemóriaPatrimónio

A nossa praia noutros tempos

Paço de Arcos, pelo privilégio de se situar junto à orla marítima, manteve ao longo dos séculos uma forte ligação ao Tejo, quer a nível dos salvamentos marítimos, quer a nível do lazer. Não só são conhecidas as regatas de Paço de Arcos, atividade desportiva relativamente antiga, como também tem sido tradição, ao longo dos anos, a escolha deste local para o veraneio e gozo das épocas balneares.

De acordo com a publicação História do Clube Desportivo de Paço de Arcos, da autoria de José Coelho, “[…] já se realizavam regatas em Paço de Arcos, com a assistência do rei D. Fernando (marido de D. Maria II), do rei D. Luís e sua esposa, a rainha D. Maria Pia, que do Paço assistiam às regatas de vela, tradicionalmente conhecidas e que faziam parte dos grandiosos festejos da vila acompanhados das entidades mais representativas do País.

Todos os anos, por ocasião destes festejos, a baía de Paço de Arcos era invadida por muitas dezenas de embarcações à vela […] que vinham do Seixal, Barreiro e doutras povoações vizinhas e de clubes de Pedrouços, Algés e de Lisboa, para competirem entre si.”

📷️ Praia Antiga de Paço de Arcos | Serviço de Arquivo Municipal, Coleção Atividades do Município, P. 01, n.º 000280 | Data: [ant. 1938]

Saiba mais: https://bit.ly/3M7NhIM

Quer receber as nossas notícias em primeira mão?

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Publicidade
anuncio magnésio supremo recordati

Miguel Teixeira

Mais de 30 anos de experiência no mundo da comunicação, especificamente nas funções de criativo, estratega e redactor publicitário. Extenso percurso por algumas das mais marcantes agências de comunicação nacionais e multinacionais enquanto elemento integrante dos seus departamentos criativos e mais recentemente como freelancer. Escritor e autor de várias obras literárias, quer no âmbito da narrativa de ficção quer na poesia. Artista plástico na área da colagem com vasta obra realizada, parte da qual já exposta individualmente ou em colectivas.