A nossa praia noutros tempos
Paço de Arcos, pelo privilégio de se situar junto à orla marítima, manteve ao longo dos séculos uma forte ligação ao Tejo, quer a nível dos salvamentos marítimos, quer a nível do lazer. Não só são conhecidas as regatas de Paço de Arcos, atividade desportiva relativamente antiga, como também tem sido tradição, ao longo dos anos, a escolha deste local para o veraneio e gozo das épocas balneares.
De acordo com a publicação História do Clube Desportivo de Paço de Arcos, da autoria de José Coelho, “[…] já se realizavam regatas em Paço de Arcos, com a assistência do rei D. Fernando (marido de D. Maria II), do rei D. Luís e sua esposa, a rainha D. Maria Pia, que do Paço assistiam às regatas de vela, tradicionalmente conhecidas e que faziam parte dos grandiosos festejos da vila acompanhados das entidades mais representativas do País.
Todos os anos, por ocasião destes festejos, a baía de Paço de Arcos era invadida por muitas dezenas de embarcações à vela […] que vinham do Seixal, Barreiro e doutras povoações vizinhas e de clubes de Pedrouços, Algés e de Lisboa, para competirem entre si.”
Praia Antiga de Paço de Arcos | Serviço de Arquivo Municipal, Coleção Atividades do Município, P. 01, n.º 000280 | Data: [ant. 1938]
Saiba mais: https://bit.ly/3M7NhIM

