Passeio a Caldas da Rainha e a Peniche

Passeio de turismo cultural

Realizou-se no passado dia 28 de Abril, um passeio organizado pela ACAVP, com a colaboração da UFOPAC, que cedeu o autocarro, com todas as despesas incluídas,
Estes passeios anuais destinam-se a proporcionar aos nossos associados, e amigos, um salutar convívio, e visitas a locais de interesse cultural.
Com 28 participantes a bordo, partimos em direção a Caldas da Rainha, onde visitamos o Museu da Cerâmica, o parque, o famoso mercado da fruta e almoçámos no restaurante escolhido por cada um, em pequenos grupos. Quer as visitas quer o almoço correram muito bem, pois não detectamos qualquer sinal de desaprovação.

Pelas 15 horas rumamos a Peniche com a intenção de visitar a Fortaleza, grande decepção: A Fortaleza está encerrada para obras de adaptação dos espaços para instalação do Museu da Resistência. Esta contrariedade foi, rapidamente, ultrapassada, com a alternativa encontrada, bem perto do local, o Museu da Renda de Bilros, que a todos agradou.

Neste local após a visita aos belíssimos trabalhos expostos e ao visionamento de um vídeo alusivo à vida dos pescadores e de suas mulheres, as rendeiras,, procedemos a um momento de poesia homenageando os presos políticos, com a leitura do poema de David Mourão Ferreira, Fado Peniche ou Abandono, por Graça Patrão.
Homenageamos, também, a recentemente falecida Adelaide Zoio com a leitura de um poema de sua autoria, por Margarida Almeida, e José Maria Santos Zoio, que viria a falecer dias depois, com um poema de Virgínia Branco, dito pela autora.

Após este momento de grande emoção voltamos à estrada para o regresso a casa, mas não  sem que se fizesse uma paragem técnica em Alfeizerão para que, entre outros assuntos, pudéssemos degustar o famoso Pão-de-Ló.

E, foi com a certeza de que tinha valido a pena levantar mais cedo nesse dia que regressamos tranquilamente a nossas casas.

Fotografias de Paulo Mascarenhas



A ACAVPA agradece a todos os que participaram, neste dia especial, com a sua presença e espírito de colaboração.
Finalmente, os nossos agradecimentos à UFOPAC pela cedência do autocarro em condições especiais, e ao motorista Sr. Carlos que nos guiou em total segurança, proporcionando a todos nós um dia bem passado.

Até uma próxima oportunidade, contamos com a vossa presença.


José Marreiro

Quantas estrelas esse artigo merece?

Classificação média 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a classificar esse artigo

Como você achou este artigo útil ...

Partilhe-o nas redes sociais

Lamentamos que este artigo não lhe tenha sido.

Ajude-nos a melhora-lo!

Diga-nos como podemos fazê-lo.

close

Quer receber as nossas notícias em primeira mão?

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

José Marreiro

José Manuel Reis Marreiro, natural de Silves, nascido a 16 de fevereiro de 1946. Residente em Caxias, Paço de Arcos desde 1957. Licenciado em Gestão e Organização de Empresas, pelo Instituto Superior de Economia de Lisboa.Exerceu funções em Escritório de Advogados, de Editora Parceria A.M. Pereira, Lda. e na Banca: Gerente nos Bancos, Borges & Irmão e BCI, actualmente Santander;Desde cedo que se interessou por solidariedade, desporto e cultura, tendo organizado, como dirigente, e participado em inúmeros eventos. Assim, foi com naturalidade que veio a integrar, como vogal, o Conselho de administração da Fundação Sarah Beirão e António Costa Carvalho, IPSS, com sede em Tábua.Atualmente, é Presidente da Direção da Associação Cultural A Voz de Paço de Arcos e Diretor do seu jornal. Nestas funções promove projetos nas áreas: social, desportiva e cultural e assume a sua divulgação através dos seus órgãos de comunicação: A Voz de Paço de Arcos, A Cartuxa (suplemento) e A Voz de Paço de Arcos Online

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.