Editorial – Série 3 – Nº41

Num início de um verão, que promete ser particularmente quente, a praia de Paço de Arcos mantém, juntamente com as Praias da Torre, Santo Amaro e Caxias o galardão de Bandeira Azul, já a Praia dos Pescadores ou Praia Velha de Paço de Arcos continuará a ser “Pet friendly“, a cerimónia de atribuição ocorreu a 17 de junho no Porto de Recreio de Oeiras que também foi distinguido pela Associação Bandeira Azul da Europa.

O verão é tempo de praia de guardar recordações e memórias, foi a época escolhida para agendarmos a segunda edição do Concurso de Fotografia da Associação, Oeiras 22, em que o mote será sempre o Património Cultural, Natural e de Paisagem do Concelho. A tão aguardada Semana de Festas em Honra do Senhor Jesus dos Navegantes ocorrerá de 26 de agosto a 4 de setembro, além dos eventos culturais e das atrações no recinto da feira realizar-se-á a tradicional procissão pelas ruas da vila, que culminará com a chegada da imagem do Nosso Senhor Jesus dos Navegantes à praia dos pescadores, onde se procederá à bênção de todas as embarcações presentes. As Homenagens ao Patrão Joaquim Lopes, primeiro mordomo destas Festas, terão lugar junto ao busto do destemido Tenente, assim como com a realização da Regata que tem o seu nome.

A Associação Cultural A Voz de Paço de Arcos, fundada a 23.06.2015, celebrou mais um ano de atividade e foi condecorada, com Medalha de Mérito Municipal, em Sessão Solene realizada nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal, foi recebida pelo mais voluntarioso dos Diretores, José Manuel Marreiro, prestigiando assim o trabalho que desenvolvemos seguindo o legado de Joaquim Coutinho.

A moradia, concebida pelo arquiteto Keil do Amaral em 1958 e construída, no Alto do Lagoal, no estilo do movimento moderno, foi reabilitada pela Fundação Marquês de Pombal que pretende preservar o espólio doado e ainda existente de Igrejas Caeiro e Irene Velez, já que o mesmo é memória não só do casal, mas também se constitui como um retrato social, artístico e político da época em que viveu, a Casa Museu Igrejas Caeiro será visitável a partir de Outubro.

A Cultura local é, por tudo isto, o tema principal desta edição, onde o Teatro, a Literatura, os nossos lugares e principalmente as nossas gentes lhe dão vida. Esperando que o leitor tenha tanto gosto em ler, como nós, A Voz, temos em divulgar todos estes assuntos, o nosso bem hajam.

Quantas estrelas esse artigo merece?

Classificação média 3 / 5. Votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a classificar esse artigo

Como você achou este artigo útil ...

Partilhe-o nas redes sociais

Lamentamos que este artigo não lhe tenha sido.

Ajude-nos a melhora-lo!

Diga-nos como podemos fazê-lo.

close

Quer receber as nossas notícias em primeira mão?

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Rui Veiga

Da primária ao secundário, nas escolas da Vila, da Ginástica no CDPA à Natação e ao Polo Aquático na piscina da Escola Náutica, muito aprendi nesta terra onde vivo. Hoje com formação em História de Arte e Desenho, abracei o desafio da Voz de Paço de Arcos, de ajudar a manter um jornalismo cívico, público, de contato próximo e comunitário.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.