Dia Internacional do Microrganismo

Dia Internacional do Microrganismo foi lançado em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM) e pretende sensibilizar para o papel essencial que os microrganismos desempenham na nossa saúde, ambiente e qualidade de vida. A data é uma homenagem ao dia em que, em 1963, o holandês Anton van Leeuwenhoek enviou uma carta à Royal Society of London onde relatava a primeira descrição de um microrganismo, acompanhada por desenhos desses organismos e dos seus movimentos. Foram assim lançadas as bases da Microbiologia. 

O que têm os microrganismos a ver com a praia e com o mar? Venham descobrir no dia 17 de setembro, Dia Internacional do Microrganismo. Entre as 16h e as 19h, o maravilhoso mundo dos microrganismos vai marcar presença na Praia de Caxias, em Oeiras, num Sunset com ciência

Entre observações ao microscópio, demonstrações e conversas com investigadores do ITQB NOVA, são várias as atividades para explorar a ciência dos microrganismos. Fiquem a saber mais sobre os últimos desenvolvimentos científicos com base em organismos marinhos e a sua microbiota, como por exemplo para o desenvolvimento de fármacos contra infeções causadas por microrganismos. 

Forte de São Bruno estará aberto a visitas, e receberá uma sessão com o investigador Francisco Nascimento: “Microalgas e bactérias marinhas: micro-biofábricas sustentáveis do futuro”.

Neste Sunset com Ciência, poderão também provar cervejas artesanais produzidas no ITQB NOVA enquanto fala com os nossos cientistas-cervejeiros e descobre mais sobre as diferentes fases de produção e como os microrganismos estão envolvidos. Há ainda surpresas para todas as idades, desafios para os mais pequenos, e o imperdível DJ E. coli.

Programa:
16h às 19h – Observação ao microscópio, banda desenhada, jogos e desafio, o Forte de São Bruno de portas abertas e muito mais;
17h – Conversa com um Cientista no Forte de São Bruno – “Microalgas e bactérias marinhas”;
18h – Beer hour – Microrganismos cervejeiros.

Mais Informação em: https://www.itqb.unl.pt/news/microrganismo2022 LINK

Quantas estrelas esse artigo merece?

Classificação média 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a classificar esse artigo

Como você achou este artigo útil ...

Partilhe-o nas redes sociais

Lamentamos que este artigo não lhe tenha sido.

Ajude-nos a melhora-lo!

Diga-nos como podemos fazê-lo.

close

Quer receber as nossas notícias em primeira mão?

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Rui Veiga

Da primária ao secundário, nas escolas da Vila, da Ginástica no CDPA à Natação e ao Polo Aquático na piscina da Escola Náutica, muito aprendi nesta terra onde vivo. Hoje com formação em História de Arte e Desenho, abracei o desafio da Voz de Paço de Arcos, de ajudar a manter um jornalismo cívico, público, de contato próximo e comunitário.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.