A.P.A.C. – Forte de São Bruno

Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos

Forte de São Bruno

Iniciámos o mês de junho, com a noite O Fado a Olhar o Tejo. Esta iniciativa contou como protagonista o fadista Jorge Mendes, e a artista convidada Vera Lima cantora Brasileira que é fascinada pelas nossas raízes musicais, e que cantou alguns Fados de intérpretes portugueses. Foi uma noite bastante agradável em que podemos ouvir fado, e degustar os sabores populares das casas de fados. Esta actividade contou com dezoito inscrições. Iremos em Setembro desenvolver a mesma atividade no secretariado da associação com Fados A Olhar o Castelo  (sob consulta em programa).

À semelhança dos anos anteriores, nos meses de Julho e Setembro, desenvolvemos exposições de artes plásticas com o intuito de divulgar artistas e produções artísticas do concelho. A 30 de Junho inauguramos a exposição de artes plásticas Encontros .02  de Madalena Braddell que esteve patente até ao dia 10 de Julho. Madalena Braddell arquitecta de profissão, encontra-se a dar os primeiros passos na pintura, sendo a sua segunda paixão. Cada obra é uma inspiração e transmitem uma sensação de serenidade e paz. Nesta exposição a artista retrata alguns ambientes aonde se refugia, como as praias da linha de Cascais, e de Sintra a que destacamos a praia Grande, das Maçãs entre outras.

 No dia 21 de Julho foi inaugurada duas exposições. A primeira Natura III, de Clara Piçarra, que dedicou a sua vida profissional ao ensino, mas paralelamente nos momentos livres dedicou-os ao gosto por pintar. Clara Piçarra representa na sua obra a natureza e a figura humana em leves aguadas que entrelaçam numa harmonia e que lhe confere suavidade e serenidade. A segunda exposição A Mente Voando, de Mimi Prosperi, esta com formação na artística. A sua pintura acenta no traço que desliza sem rumo, e que cria belíssimas composições a preto e branco que permite ao visitante voar para além do olhar. Estas exposições estiveram agendadas para o dia 14 de Julho, mas por motivos de força maior foram adiadas e estiveram patentes até ao dia 31 de Julho. Na totalidade as três exposições tiveram um número superior de quatrocentos visitantes

A Exposição F’oemas Oeiras 2022(-27) sofreu alteração de data e será inaugurada no dia 08 de Setembro no Forte de São Bruno. Esta actividade é promovida por um dos nossos parceiros o grupo Helicayenne, e contou com o apoio da Fundação Marquês de Pombal.

Entre Novembro e Dezembro teremos pelo quarto ano consecutivo o Mercadinho de Natal no Forte de São Bruno com objetivo de divulgar os artesãos do concelho de Oeiras. Nota: os desperdícios alimentares da actividade Fados a Olhar o Tejo foram entregues à reefood de telheiras com o objetivo do seu reaproveitamento por parte de famílias carenciadas.

educativo@amigosdoscastelos.org.pt

Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos

Rua Barros Queirós, 20 – 2º Esq.

1100-077 Lisboa

NIF 501538240

Tel. 218885381

Quantas estrelas esse artigo merece?

Classificação média 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a classificar esse artigo

Como você achou este artigo útil ...

Partilhe-o nas redes sociais

Lamentamos que este artigo não lhe tenha sido.

Ajude-nos a melhora-lo!

Diga-nos como podemos fazê-lo.

close

Quer receber as nossas notícias em primeira mão?

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

José Marreiro

José Manuel Reis Marreiro, natural de Silves, nascido a 16 de fevereiro de 1946. Residente em Caxias, Paço de Arcos desde 1957. Licenciado em Gestão e Organização de Empresas, pelo Instituto Superior de Economia de Lisboa.Exerceu funções em Escritório de Advogados, de Editora Parceria A.M. Pereira, Lda. e na Banca: Gerente nos Bancos, Borges & Irmão e BCI, actualmente Santander;Desde cedo que se interessou por solidariedade, desporto e cultura, tendo organizado, como dirigente, e participado em inúmeros eventos. Assim, foi com naturalidade que veio a integrar, como vogal, o Conselho de administração da Fundação Sarah Beirão e António Costa Carvalho, IPSS, com sede em Tábua.Atualmente, é Presidente da Direção da Associação Cultural A Voz de Paço de Arcos e Diretor do seu jornal. Nestas funções promove projetos nas áreas: social, desportiva e cultural e assume a sua divulgação através dos seus órgãos de comunicação: A Voz de Paço de Arcos, A Cartuxa (suplemento) e A Voz de Paço de Arcos Online

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.